Alexandra e Mariana

O clima da Espanha é predominantemente mediterrâneo, especialmente na costa mediterrânea e baleares. Caracteriza-se por invernos moderados, com exceção do interior e das zonas montanhosas, e os verões muito calorosos, com chuvas quase sempre insuficientes. Apesar disso as características físicas variadas do país criam grandes diferenças climáticas.

Nas costas do mar Cantábrico e do oceano Atlântico o clima é, no geral, úmido e moderado. A meseta Central tem um clima mediterrâneo continental ou de interior, com verões tão áridos que muitos riachos chegam a secar, a terra se racha e a seca é freqüente.

A maior parte da Espanha recebe menos de 610 mm de chuvas anuais; as regiões montanhosas do norte e do centro são úmidas. Na zona centro, o inverno é muito frio, enquanto as temperaturas durante o verão podem superar os 40ºC. Como contraste, a costa mediterrânea do sul goza de um clima subtropical; Málaga tem o inverno mais suave da Europa, com 12ºC de temperatura média em janeiro. As ilhas Canárias possuem um clima tropical, quente e seco; Santa Cruz de Tenerife tem 17ºC de temperatura média anual.

Marcadores: , edit post
0 Responses

Postar um comentário